Acesse o Portal CIIC

Educandário Sagrada Família

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição foi fundada em Vígolo, Nova Trento (SC), por Amábile Lúcia Visintainer, hoje Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. Em 1903, Santa Paulina deixou Nova Trento para cuidar dos ex-escravos idosos e crianças órfãs, filhas de ex-escravos e pobres no bairro Ipiranga, em São Paulo (SP).

O Educandário Sagrada Família nasceu com o objetivo de assistir os ex-escravos abandonados pela sociedade. Posteriormente, Santa Paulina, percebendo a necessidade das filhas e filhos de ex-escravos, passou a atendê-los e, com isso, promoveu o acolhimento e a formação humana e cristã.

Com o decorrer dos anos, os projetos desenvolvidos eram voltados para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, acompanhando a realidade local e a conjuntura histórica/política do momento, em consonância com a legislação vigente.

Como unidade de assistência social da Rede Santa Paulina, em 2010, a instituição adotou um olhar técnico, conciliando a perspectiva filosófica da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição com a profissionalização do serviço socioassistencial nos termos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Em continuidade ao carisma de Santa Paulina e em atendimento às necessidades sociais contemporâneas, em 2011, o Educandário Sagrada Família passou a desenvolver o programa “Ciranda da Vida”, com espaço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e suas famílias, fundamentado como serviço socioassistencial, nos termos da Resolução nº 109 de 11/11/2010, exarada pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Com fundamento na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o programa “Ciranda da Vida” passou a ofertar atividades socioassistenciais para as famílias das crianças atendidas, visando o fortalecimento dos vínculos relacionais, afetivos e comunitários.

Diariamente são atendidos 286 crianças e adolescentes de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade e risco, em horários alternados ao da escola formal, com o objetivo de oferecer proteção social por meio do desenvolvimento de suas potencialidades, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia, protagonismo e cidadania, mediante o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Onde estamos?

Rua Barão de Loreto, 182 – Ipiranga
CEP: 04265-030 – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2271 0071
E-mail: educandariosagradafamilia@ciic.org.br
Facebook: /EducandarioSagradaFamilia

Como doar?

Banco do Brasil
Agência: 6809-8
Conta corrente: 1320-x