Acesse o Portal CIIC

Tecendo a Vida

A Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição – CIIC / Centro de Assistência Social Tecendo a Vida, entidade beneficente de assistência social, desenvolve ações socioassistenciais em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social desde o dia primeiro de junho de 2011.

A unidade está localizada no bairro União, região periférica de Belo Horizonte, sendo este formado também pela Vila Artur de Sá (em processo de desapropriação). No território, fora do espaço de ocupação, as necessidades são veladas, mas num processo de busca ativa percebem-se situações de vulnerabilidades econômicas e sociais sufocadas pelos altos muros.

Atuantes há mais de 30 anos junto à comunidade mais carente, as Irmãzinhas da Imaculada Conceição cederam, em 2011, o segundo andar da casa onde residem para o atendimento de 15 crianças e adolescentes no período da tarde (contraturno escolar) para a oferta de ações socioeducativas. O primeiro objetivo foi proteger e promover o público infantojuvenil do entorno institucional. Dada a complexidade da realidade local, bem como das demandas das famílias e equipamentos púbicos da região, em 2015, o atendimento foi ampliado para 60 assistidos, divididos em dois turnos.

Em 2012, foram acolhidas 20 mulheres no Grupo de Mulheres RenovadaS, tendo como principais objetivos: aproximar das famílias dos educandos e oportunizar a defesa e garantia dos direitos da mulher. Atualmente, o número de participantes cresce anualmente e com frequente participação.

Durante todo o reordenamento do serviço, o Centro de Assistência Social Tecendo a Vida (CASTV) também provocou discussões territoriais para identificação das demandas e necessidades da população local. Agir em Rede é princípio institucional para a eficiência dos serviços ofertados.
Assim, a CIIC permanece organizando, reorganizando e propondo ações que garantam a proteção e promoção de crianças, adolescentes, mulheres e familiares em situação de vulnerabilidade do bairro União.

Onde estamos?

Rua Johnson, 210 – Bairro União
CEP: 31170-650 – Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 2526-6121 | WhatsApp: (31) 98870-4727
E-mail: projetotecendoavida@ciic.org.br
Facebook: /projetotecendoavida

Como doar?

Banco Itaú
Agência: 2932
Conta Corrente: 16267-6
Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição