Acesse o Portal CIIC

4 dicas infalíveis para você aproveitar melhor o seu tempo

Trabalho, estudo, casa, transporte público e, até mesmo trânsito, hoje uma das maiores dificuldades é conseguir organizar o tempo em meio à rotina agitada. Apesar disso, administrá-lo é possível e permite que você viva de maneira mais leve, aproveitando os momentos com as pessoas que você ama.

Alguns hábitos do dia a dia nos levam a gastar nossa energia com coisas que não são prioridade, além da autossabotagem com desculpas, como “depois eu faço”, “até sexta eu resolvo” e “vou deixar para o fim de semana”. Tudo isso vira uma bola de neve e, quando percebemos, não temos tempo de sair com os amigos, ir às festas de família ou até de cuidar de nós mesmos. Por isso, é preciso substituir os maus costumes por novos hábitos que vão dar um up na sua rotina. Para isso, separamos algumas dicas fundamentais:

1. Entenda suas prioridades

Qual é o seu objetivo? Pode ser chegar a um cargo, trabalhar em determinada empresa, formar uma família, estudar, viajar, abrir o própria negócio e assim por diante. Seu objetivo define quais serão suas prioridades ao longo da vida.
Quer um exemplo prático? Se o seu objetivo for aprender um novo idioma, então sua prioridade será separar um tempo de estudo, assistir filmes e ouvir músicas naquela língua, conversar com um nativo, fazer um curso do idioma, as possibilidades são infinitas. Portanto, tome cuidado para que sua prioridade não perca espaço para aquilo que é emergencial, tomando seu tempo e sua energia. Por isso, é fundamental definir onde você quer chegar e traçar percursos e metas de tempos em tempos.

2. Planeje sua semana

Separe um tempo no fim de semana para definir as atividades que você terá nos próximos dias. Você pode anotar desde tarefas básicas como: “dia de faxina” até “entrega de relatório”, “reunião da escola” e assim por diante.
Uma dica é colocar a tabela semanal em um lugar visível para não esquecer de conferir. Se preciso, mude o quadro de lugar periodicamente, para você não se acostumar e deixar de prestar atenção nas tarefas anotadas. (Veja modelo no fim do texto)

3. Estabeleça uma data e horário limite para as principais tarefas

Tempo que não é definido, não é valorizado. Infelizmente, o ser humano tende a dar maior valor para aquilo que ele sabe que pode perder e busca dar mais atenção e prioridade a algo quando sabe que está para terminar o prazo. Portanto, estabeleça um horário inicial e final para as tarefas semanais.

4. Recompensa

Separe um tempo para não fazer nada. Pode parecer estranho, mas é necessário que você faça uma pausa para cuidar de si mesmo e ter o seu tempo de descanso. Então, escolha um dia e horário da semana e se comprometa a tirar aquele tempo para relaxar o corpo e a mente. Você pode colocar aquela série favorita em dia ou ter o seu momento de cuidado com a pele. As possibilidades são infinitas. O importante é que de alguma forma você tenha sua “recompensa” por cumprir suas metas na semana. Isso ajuda a estimular seu cérebro e dá mais ânimo para prosseguir com as tarefas.

Agora que você já anotou essas dicas, nada de procrastinar. Coloque as coisas em ordem, e você verá quanta diferença faz no seu dia a dia.