Lar São Roque
O Lar São Roque nasceu do grito da realidade da cidade de Diamantino (MT), pois, no ano de 1945, havia um número expressivo de mulheres desamparadas, que por deficiências físicas ou mentais, invalidez ou indigência, estavam à mercê de exploração sexual. Sensível a este contexto, padre Alonso Silveira de Melo, vigário da paróquia na época, adquiriu uma residência para socorrer as doentes e acolher as senhoras indigentes. A instituição recebeu o nome de Ambulatório São João Batista, que ficou sob os cuidados das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, mais particularmente ao zelo apostólico da Ir. Maria de Lourdes, que durante seis anos cuidou com competência das doentes e com carinho das necessitadas tanto em domicílio como no Ambulatório.
Posteriormente, com a fundação do Hospital São João Batista, em 1952, ao encargo da então Prelazia de Diamantino e confiado ao trabalho das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, os(as) idosos(as) do Lar/Asilo São Roque foram transferidos para um casebre ao lado do hospital, atual Avenida Municipal.
Em 25 de abril de 1970, a Prelazia de Diamantino fez a doação do prédio do hospital e dos terrenos à Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, por ato de Dom Alonso Silveira de Melo. A assistência dos(das) idosos(as) do Lar/Asilo São Roque ficou sob inteira responsabilidade da Congregação.
No início da década de 80, houve a reforma do prédio do antigo hospital. Na ocasião aconteceu a inauguração oficialmente como Lar/Asilo São Roque em 11 de fevereiro de 1983, com acomodações adequadas para idosos(as) e pessoas com necessidades especiais.
Atualmente, em consonância com o Plano Nacional de Assistência Social (PNAS) e de acordo com as novas resoluções, o Lar São Roque desenvolve serviço de proteção social de alta complexidade. Como unidade de assistência social da Rede Santa Paulina, Associação Cultural e Beneficente Nova Lourdes, o Lar desenvolve acolhimento institucional, destinado a pessoas com idade igual a 60 anos ou mais, com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir proteção integral para pessoas idosas em situação de rua e desabrigo, por abandono, migração e ausência de residência ou sem condições de autocuidado.
Ajude-nos a manter esta obra.
Doe agora.
CEP: 78.400-000 – Diamantino (MT)
Telefone: (65) 3336-1760
E-mail: larsaoroque@pronalu.org.br
Facebook: /larsaoroquediamantino
Agência: 0787-0
Conta corrente: 27000-8
Sicredi
Banco: 748
Agência: 0810
Conta Corrente: 28725-2