Acesse o Portal CIIC

Nos passos de Amábile, Mulheres RenovadaS visitam São Paulo

Alegria, emoção, convivência, superação e integração marcaram o passeio a São Paulo do grupo Mulheres RenovadaS do Centro de Assistência Social Tecendo a Vida, localizado em Belo Horizonte (MG). Dezoito mulheres chegaram à cidade na manhã do dia 07 de novembro, acompanhadas da assistente social Jacqueline Matias, da Irmã Maria Aparecida Sales e dos adolescentes Bruna e Hélio, educandos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Tecendo a Vida.

A viagem a São Paulo teve como foco principal a visita ao Memorial Santa Paulina, uma das atividades propostas no projeto “Nas pegadas de Amábile: em busca dos direitos da mulher”, que tem como objetivo apresentar ao grupo a história de luta de Amábile e sua relação com os direitos das mulheres hoje.

Dentro desse projeto, o grupo também criou uma peça teatral para divulgar os direitos das mulheres, que foi apresentada para as crianças e adolescentes do Educandário Sagrada Família. Luiza das Graças Leite Braga, coordenadora do grupo Mulheres RenovadaS, acreditava que não tinha perfil para se apresentar em público, mas se surpreendeu. “Eu tive muito medo, fiquei com receio de não dar conta de decorar o texto, mas gostei muito da experiência, não é tão difícil. Estou feliz por ter conseguido falar em público”, revelou, orgulhosa, dona Luiza.

Os educandos e educandas do Educandário Sagrada Família ficaram encantados com a presença das visitantes e, ao final da apresentação, dirigiram-se até elas para tirarem fotos e darem um caloroso abraço, atitude que emocionou e levou as mulheres às lágrimas. “Foi ótimo estar com as crianças, amo crianças”, comentou Terezinha Batista.

Já Eneida Gonçalves, que está no grupo há cerca de um ano, encantou-se com o ambiente de paz e a acolhida calorosa do Centro de Formação Sagrada Família – Rede Santa Paulina de Hospitalidade. “Um lugar maravilhoso e transformador que renovou minha alma”, disse. A vida e missão de Santa Paulina também inspiraram Eneida. “Ela foi muito batalhadora e gostava de ajudar as pessoas. Eu também gosto de ajudar as pessoas, mesmo que seja com um abraço ou uma palavra amiga”, concluiu.

Para que o passeio fosse possível, o Centro de Assistência Social Tecendo a Vida elaborou um projeto de captação de recursos e enviou à equipe de coordenação da ACB Servir / Província Nossa Senhora Aparecida, que aprovou o recurso para essa atividade. As mulheres também se uniram e organizaram algumas ações para levantar mais recursos e, assim, conseguiram viabilizar o passeio ao Memorial Santa Paulina, em São Paulo.

O Grupo Mulheres RenovadaS retornou a Belo Horizonte no dia 08 de novembro com a bagagem cheia de carinho e com os corações transformados por tudo o que vivenciaram na passagem por São Paulo.