Acesse o Portal CIIC

II Mostra Cultural do Educandário Sagrada Família envolve visitantes no universo das perguntas

O Educandário Sagrada Família realizou, no último sábado (12), a II Mostra Cultural, com o tema “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas” (Albert Einstein), com a presença de cerca de 280 pessoas, entre educandos, familiares, colaboradores, Irmãs e comunidade local.

A Mostra contou com cinco salas temáticas idealizadas pelas crianças e adolescentes do projeto social, com a orientação das educadoras sociais. De acordo com Andréa Rodrigues, coordenadora pedagógica, o objetivo do evento é a integração entre os educandos. “Para elaborar a Mostra Cultural, as crianças e adolescentes desenvolveram um trabalho em equipe, respeitando o tempo de cada colega. Além de despertar o interesse sobre os temas desenvolvidos, que estão diretamente relacionados com sentimentos que permeiam a vida deles”, explicou Andréa.

Nas salas estavam em exposição artes, objetos, letras de músicas, ícones e livros que levaram os visitantes a mergulharem no universo das perguntas sobre o olhar da criança, os sentimentos, o corpo humano, a imaginação e o mercado de trabalho. A educadora social Graciete Gonçalves dos Reis, em sua primeira Mostra Cultural no Educandário, refletiu com os educandos do Módulo V sobre as profissões. De acordo com Graciete, os adolescentes têm um potencial muito grande e estão na idade de decidir a profissão que querem seguir. “Durante a pesquisa para a montagem da Mostra, alguns educandos identificaram-se com determinadas profissões”, falou a educadora social. Para o evento, os adolescentes construíram dois bonecos grandes, representando os médicos e policiais, para os visitantes tirarem fotos, o que atraiu a atenção de todos os que passavam pela sala do Módulo V. “Mostra Cultural é visão, é preciso passar o conteúdo através das imagens”, disse Graciete.

A II Mostra Cultural do Educandário contou também com a apresentação do Coral do Centro para Crianças e Adolescentes “Brincar de Viver”, palestra sobre “Orientação Profissional”, com a psicopedagoga Roseli Argentoni, e a participação do grupo de Dança de Rua “Back Spin Crew”. Além das atrações, educandos, familiares e colaboradores confraternizaram-se com um delicioso almoço.